Nota de Divulgação: Comitiva do PÓSENQ/UFSC visita a Rice University para Fortalecer Colaborações em Transição Energética
Entre os dias 29 de abril e 2 de maio de 2025, uma comitiva do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PÓSENQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou uma visita estratégica à Rice University, em Houston, Texas (EUA), com o objetivo de fortalecer colaborações acadêmicas e científicas, com ênfase na área de transição energética. A viagem contou com o apoio financeiro da própria Rice University.
A delegação foi composta pelos professores Hugo Moreira Soares, atualmente Pesquisador Visitante vinculado ao Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH 11.1); Cristiano José de Andrade, coordenador do PRH 11.1; e Dachamir Hotza, também integrante do programa.
Durante a visita, o grupo conheceu a infraestrutura de pesquisa da universidade, incluindo laboratórios como o Rice Advanced Materials Institute (RAMI), e participou de reuniões com pesquisadores cujas áreas de atuação se conectam às linhas de pesquisa desenvolvidas na UFSC. Entre os participantes das reuniões estiveram os professores Jun Lou, Lane Martin e Michael S. Wong, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e a identificação de oportunidades para projetos conjuntos.
Um dos pontos centrais da agenda foi a apresentação das iniciativas do PRH 11.1 e de um projeto global voltado à internacionalização, sendo este último coordenado pelo professor Dachamir Hotza. As propostas foram discutidas com membros da administração e da comunidade acadêmica da Rice University, incluindo uma reunião com a reitora Amy Dittmar e o professor Pedro Alvarez.
O principal objetivo das apresentações foi ampliar a colaboração entre as instituições, com foco no intercâmbio de estudantes de pós-graduação e no desenvolvimento conjunto de pesquisas voltadas à transição energética. A expectativa é que esta visita marque o início de uma parceria sólida e duradoura, contribuindo para o avanço científico e a formação de recursos humanos qualificados em ambas as universidades.