PALESTRA – “Carreadores Químicos de Hidrogênio”

01/06/2023 08:03

A coordenação do PRH 11.1 da Engenharia Química divulga a terceira palestra do ano de 2023. (Evento on-line)

O tema dessa palestra será “Carreadores Químicos de Hidrogênio”, com a Dra. Emanoelle Diz Acosta, Pesquisadora de Pós-Doutorado vinculada ao  Projeto Produção de Hidrogênio Verde com Ênfase em Catalisadores para Transição Energética e Desenvolvimento de Protótipo.

Dra. Emanoelle é pesquisadora de pós-doutorado atuando no Laboratório de Controle e Processos de Polimerização (LCP-UFSC) e no Laboratório de Meio Ambiente e Energia (LEMA-UFSC). Atualmente trabalha no desenvolvimento de materiais para processos de catálise heterogênea no contexto da química verde, com destaque para as reações que envolvem o tema de transição energética com foco em hidrogênio verde. A pesquisadora faz parte do projeto “Produção de Hidrogênio Verde com ênfase em Catalisadores para a Transição Energética e Desenvolvimento de Protótipo” do H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável com financiamento do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha. Sua especialidade é no desenvolvimento e caracterização de nanopartículas e materiais cerâmicos avançados, tema que atuou nos últimos 7 anos. Possui doutorado em Engenharia Química, pelo Pós-ENQ da UFSC, com enfoque na síntese de polímeros híbridos para o desenvolvimento de cerâmicas porosas avançadas, com período sanduíche de 1 ano no Instituto Europeu de Membranas em Montpellier e de 7 meses no Instituto de Pesquisa em Cerâmicas em Limoges, ambos na França. Atuou como gerente técnica do Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (LINDEN) no Departamento de Engenharia Química e de Alimentos da UFSC (integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Nanotecnologia – SisNANO). Em 2018 foi co-fundadora da Glassyn, startup para desenvolvimento de revestimentos cerâmicos de alto desempenho, com projeto vinculado a UFSC pelo CNPq com concessão de bolsa de estudo a outros estudantes. No segundo trimestre de 2023 irá lecionar na disciplina Tópicos Avançados em Engenharia Química: Catálise Heterogênea e Química Verde, no Pós-ENQ (UFSC).

Participem! Inscrições: https://forms.gle/6RaTHvmdiMJZZZnA7

Assistam pelo canal PRH 11.1 https://www.youtube.com/channel/UCA5BlNt79gp07EzqTIfU6ZQ