Reunião Anual de Avaliação da ANP – RAA 2024

27/05/2024 14:22

O PRH-11.1 do Departamento de Engenharia Química e Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (EQA – UFSC) marcou presença na Reunião Anual de Avaliação da ANP (RAA 2024) durante os dias 21, 22 e 23 de maio, na Escola de Engenharia no Campus da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em Belo Horizonte – MG.

O principal objetivo da Reunião RAA 2024 foi avaliar o desemprenho e as contribuições dos Programas que compõem o PRH-ANP, para o atendimento das demandas do mercado de trabalho no setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. O evento também comemorou os 25 anos de sucesso do Programa de Formação de Recursos Humanos PRH da ANP.

Após uma seleção interna de bolsistas do PRH 11.1, os representantes do PRH 11.1 no RAA-ANP 2024 foram: Sílvia Betta Canever (Doutorado), Jesus E. Apolinar Hernandez (Mestrado) e Gustavo Silveira (Iniciação Científica), acompanhados pelo Prof. Dr. Cristiano José de Andrade (coordenador) e pela pesquisadora Dra. Letícia Alves da Costa Laqua (pesquisadora visitante do PRH 11.1).

A doutoranda Sílvia Betta Canever apresentou o trabalho intitulado “Estabilidade e comportamento reológico de nanopartículas de carbono em óleo de oliva como alternativa sustentável aos óleos sintéticos”, de forma oral, na sessão temática Nanotecnologia e novos materiais.

Jesus E. Apolinar Hernandez apresentou o trabalho de mestrado intitulado “Simulação numérica de reatores catalíticos heterogêneos aplicados à síntese de Fischer-tropsch”, na forma de pôster  na sessão temática Biocombustíveis e demais energias renováveis.

O aluno de iniciação científica Gustavo Silveira apresentou o trabalho intitulado “Simulação de Derramento Marítimo de Óleo utilizando o Software Oscar”, na forma de pôster na sessão temática Exploração, desenvolvimento e produção.

A pesquisadora visitante Dra. Letícia Alves da Costa Laqua apresentou o pôster institucional do PRH 11.1, no qual foram elencadas as principais linhas de pesquisa do programa, as redes temáticas, bem como as estatísticas do PRH 11.1.

Para saber mais sobre os trabalhos apresentados no evento acesse:

Encontro Nacional do PRH-ANP 2024